Ensino de qualidade e formação para cidadania são os nossos objetivos!

domingo, 25 de agosto de 2013

Atividade de redação - Notícia

Galera!  Veja que interessante, não podemos perder a oportunidade de nos mantermos informados, assim, utilizem esta sugestão de trabalho (reflexão) do Blog Análise de Textos:  site dedicado à Língua Portuguesa, Literatura e Redação.
 
Recentemente sugeri para uma de minhas turmas de Ensino médio que construíssemos um portal de notícias ou um mural jornalístico em que retrataríamos, usando a linguagem do adolescente , os fatos mais importantes dos últimos tempos ao redor do mundo. Eles, meninos e meninas que adoram a internet e também a pesquisa, logo toparam. O que apresentarei neste artigo é o esqueleto da ideia. Muita coisa já mudei, muitos temas foram acrescentados e muitos outros tirados.
O propósito do trabalho é explorarmos a capacidade dos alunos de transitar nos mais variados gêneros textuais. Neste caso, o escolhido foi a notícia pela possibilidade de incluir aí a opinião deles. Vejamos juntos então, as etapas do projeto.

Pesquisa e análise de dados para produção de notícia

retrospectiva - produção - de - notícia
Nas últimas semanas falou-se por ocasião do aniversário de Neil Armstrong, da chegada do homem à Lua. Muitos outros acontecimentos marcaram a face do século XX como uma era de grandes transformações e incertezas. Escolhi alguns deles para que seja montado, em sala de aula, um jornal-mural intitulado “O século XX em notícia”.
  • Alexander Fleming descobre a penicilina (1929)
  • Hitler invade a Polónia (1Q de setembro de 1939)
  • Libertação do campo de concentração de Auschwitz (27 de janeiro de 1945)
  • Desembarque das tropas aliadas na costa da Normandia (6 de junho de 1944)
  • Proclamação do estado de Israel (14 de maio de 1945)
  • Lançamento da primeira bomba atómica (8 de agosto de 1945)
  • Assassinato de Mahatma Candhi (30 de janeiro de 1948)
  • Gregory Coodwin Pincus desenvolve a pílula anticoncepcional (1953-4)
  • Yuri Cagarin é o primeiro homem a orbitar a Lua (12 de abril de 1961)
  • Assassinato de Martin Luther King (4 de abril de 1968)
  • Festival de rock de Woodstock, nos Estados Unidos (15 a 17 de agosto de 1969)
  • Nascimento de Louise Brown, o primeiro bebé concebido por meio da fertilização "in-vitro" (25 de julho de 1978)
  • Queda do muro de Berlim (9 de novembro de 1989)
  • O presidente da África do Sul, Frederik Willen De Klerk, revoga as últimas leis que sustentavam o sistema segregacionista do apartheid (17 de junho de 1991)
  • Nascimento da ovelha Dolly, primeiro ser vivo gerado a partir da técnica da clonagem (5 de julho de 1996)
Meu discurso junto aos alunos foi como descrevo abaixo:

Proposta de trabalho de Redação com notícias

Escolha um dos acontecimentos identificados e procure obter sobre ele o maior número de informações possível. Como todos os acontecimentos identificados têm relevância histórica, poderá encontrar muitas informações a respeito do fato pelo qual você se interessou em enciclopédias, sites da internet e livros de história. Também é muito provável que possa conversar com pessoas mais velhas que tenham testemunhado tal acontecimento e possam oferecer impressões sobre a sua importância.
De posse das informações, sua tarefa será selecionar as mais relevantes para fazerem parte da notícia que você irá redigir. O texto da sua notícia deverá oferecer ao leitor as informações básicas sobre o acontecimento escolhido (os dados que compõem o lide) e também trazer alguma reflexão sobre a importância de tal acontecimento para o século XX.
Lembre-se de que você não está escrevendo no momento em que o fato ocorreu, mas, sim, muitos anos depois e pode, por esse motivo, tratar do impacto que esse fato teve para a história.
Trabalhe com o perfil de um interlocutor universal, já que os acontecimentos que devem dar origem às notícias do jornal-mural são todos de natureza mais geral e, por sua importância para a história, provavelmente chamariam a atenção de leitores de perfis diferentes.
Dê um título à sua notícia que atraia a atenção do leitor.
Escolha uma imagem para ilustrar a sua notícia e faça uma legenda que explique a relação entre imagem e fato noticiado.

Elaboração da Redação da notícia

  • Lembre-se de que o lide deve aparecer nos primeiros períodos do texto e apresentar, de modo claro, algumas informações essenciais para o leitor.
  • Garanta que o texto da notícia redigida por você apresente a estrutura da pirâmide invertida. Se for necessário incluir opiniões ou pontos de vista particulares, lembre-se de fazer corretamente o uso das aspas para marcar o início e o fim da citação da fala de alguém.
  • Os textos jornalísticos devem ser escritos de acordo com a norma escrita do português. Evite, portanto, o uso de estruturas típicas da oralidade.
  • Se for necessário, volte ao capítulo 3 e consulte as informações ali apresentadas sobre o perfil do interlocutor universal.

Atividade de reescrita do texto

Releia o texto da sua notícia. Confira as informações apresentadas e veja se ficou claro, no lide, quem fez o quê, quando, como e por quê. Verifique também se o texto deixa clara a importância do acontecimento apresentado para o século XX. Por fim, lembre-se da recomendação do jornalista Ricardo Noblat: "Vocês têm só uma bala na agulha para capturar a atenção dos leitores: as primeiras linhas de um texto. Se elas não forem capazes de despertar interesse, tchau e bênção". É possível melhorar o início da sua notícia, de modo a tornar o texto mais atraente para o leitor? Faça isso.
No momento de corrigir os textos, é preciso garantir que todos souberam apresentar, nos períodos iniciais, as informações necessárias para constituir o lide da matéria. Além disso, também se deve verificar se o texto foi redigido de modo claro e objetivo. Como a proposta pede que, além de informar as circunstâncias em que ocorreram os fatos sugeridos, a notícia também traga uma avaliação da importância de tais acontecimentos para o século XX, os alunos precisam tratar desse aspecto no texto. Isso não significa, porém, que possam simplesmente emitir suas próprias opiniões a respeito da importância do fato que escolheram como objeto de suas notícias. O distanciamento histórico de todos os acontecimentos elencados permite que sejam identificadas, também de modo imparcial e objetivo, as suas consequências para a história. Tais consequências devem constar do texto das notícias.
Minha sugestão no fim é que o jornal-mural seja montado em ordem cronológica, para que os alunos possam ler as notícias uns dos outros e, ao fim da leitura, compor um quadro sobre alguns dos grandes acontecimentos do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.