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segunda-feira, 5 de agosto de 2013

10 pecados mortais da redação

Em um tempo de redação para vestibular, além da estrutura, que deve ser bem cuidada, de nos informarmos bem para que não cometamos deslizes, devemos evitar os chamados “pecados mortais da redação”. Tome nota:

1- Lugares-comuns ou clichês, adjetivos cristalizados, desgastados pelo uso:

Não há nada mais desgastante para um texto do que o costume de repetir infinitamente os chamados
clichês ou o que chamamos de “senso comum”. Fuja disso, forme opiniões próprias com expressões também suas, que carreguem os seus pontos-de-vista de maneira absolutamente particular quando articulados. Veja “ótimos” maus exemplos:
“É uma tristeza muito grande ver até aonde o Brasil chegou.”
“Devemos lutar, com o coração cheio de esperanças, por uma pátria livre e por um povo feliz
“Os governos devem fazer enormes esforços para que o povo desta Pátria possa ser considerado pessoas valorizadas.”
“A crise de energia é apenas uma parte da questão.”

2- Linguagem coloquial e abstrações grosseiras:

Você já ouviu falar que a teoria na prática é outra, não ouviu? Pois, então, acrescente a isso uma outra circunstância também já citada: falar é uma coisa e escrever é outra, completamente diferente.
Você já leu que, às vezes, carregamos os vícios da fala para o texto que estamos escrevendo. Evite isso, vigie-se constantemente. Observe os erros mais frequentes:
a)  Se o apagão vai vir para ficar… (Se o apagão virá…)
b)  O presidente pegou e pensou que o povo brasileiro era burro. (O presidente pensou (imaginou) que o povo brasileiro fosse…)
c)  A nível de competência, João é muito mais que José. (João é mais competente que José. A expressão a nível de jamais deve ser usada como ordem indicadora ou comparativa)
d)  Com a derrota da inflação, o povo ficou hiper feliz. ((…) ficou demasiadamente feliz)
e)  E as deploráveis expressões coloquiais: isto quer dizer queisto significa que… que podem ser vastamente usadas na fala (os professores usam muito, observe), mas são condenadas na escrita.
f)   Então, diante das tristezas que vemos acontecer a este país, paramos e pensamos, é preciso mudar! (Aqui, o parar é apenas expressão coloquial, não use, exclua-o!)

3- Verdades evidentes (os conhecidos truísmos):

Os chamados truísmos são denunciadores, em primeiro lugar, da fragilidade de nossas ideias, que se deixam assentar sobre o óbvio; em segundo, denunciam o uso do senso comum, das obviedades constantes que ouvimos.
Veja os exemplos:
O primeiro turno das eleições brasileiras acontece sempre em outubro
Os homens, que são animais racionais…

4-  Excesso  de  adjetivação para  caracterizar circunstâncias fatos e acontecimentos:

O magnífico, inesperado e formidável desempenho da CPI da Corrupção…

5- Queísmo (encadeamento de quês sequenciados):

O certo é que, sabedores de que foram escolhidos pelo povo que neles votou de maneira inocente, os políticos que desonram tais votos que
Observação: não existe apenas o queísmo; nas redações somos atacados por “maisismo”, ‘poisismo”…

6- Uso de provérbios ou ditos populares:

Cuide bem disso e não corra riscos. Quando estamos sob forte pressão para escrever nossa dissertação no vestibular, acabamos por lançar mão de tais estranhezas. Fuja de todos eles: empobrecem o texto.

7- Uso de gírias:

“O problema da violência é algo de que não podemos fugir. Por décadas sucessivas, assistimos ao abandono de um número incontável de neguinhos\ muitos caras geram os filhos e não querem assumir. Esses caras são, na maioria, gente da pesada que não deixa de curtir seu baratoso, não dando a mínima para os filhos.”

8-Análise dos temas propostos utilizando emoções exageradas:

“Os bandidos são assassinos impiedosos que nunca compreenderão o que é ser humano. Roubam, matam e furtam, não levando em consideração a vida dos inocentes. Suas almas malditas hão de arder no fundo dos infernos e Deus não terá misericórdia deles.
Morte aos bandidos!”

9- Mau título:

Outra tendência do vestibulando é colocar um título banal na dissertação. Não se esqueça de que ele, o título, é como se fosse o nosso cartão de apresentação para o corretor. Evite usar títulos longos ou, pelo contrário, títulos formados apenas por artigo + substantivo (ou artigo + adjetivo + substantivo (A reforma agrária / A beleza do país). É fatal.

10- Tente não analisar o tema proposto sob apenas um dos ângulos da questão.

Afinal, já aprendemos que (para conhecer o gato, é preciso conhecer o ponto de vista do rato. “E a lição de Alice no País das Maravilhas é uma bela e inesquecível lição: “Se queres, Alice, conhecer o ponto de vista do gato, conheças também o ponto de vista do rato.”

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, obg. Agora vou tirar 10.

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  2. Oi, gostei muito do blog. E que eu quero me transferir pra essa escola eu moro perto. Só que eu queria saber se tem como eu passar pra ir no 3 bimestre, Obg.

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    Respostas
    1. Informações na Secretaria - tel.: 2333-4933 - Srª Fátima ou Srª Danielle.
      Fico feliz em saber que a Equipe do Mega está plantando sementes.

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