GOVERNO DO
RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO
PLANO ESPECIAL DE
ESTUDO
Planos contendo os conteúdos a serem estudados em Língua Portuguesa e Literatura, bem como as estratégias, formas de avaliação e o cronograma dos trabalhos e provas a serem realizados.
Professoras Ionara e Zilene
|
UNIDADE ESCOLAR: CIEP- 382 ASPIRANTE FRANCISCO
MEGA
|
PROFESSORAS:
Ionara
e Zilene
|
DISCIPLINA:
Língua
Portuguesa e Literatura
|
I. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REFERENTES AO 2º
ANO:
è
1º BIMESTRE
Distinguir
as três gerações do Romantismo brasileiro.
Reconhecer
a importância da enumeração e da eliminação como processos para a elaboração
do resumo.
Reconhecer
na resenha a finalidade de expor criticamente um ponto de vista sobre
manifestações artísticas.
Identificar
as figuras de linguagem presentes na estética romântica.
Identificar
a existência de diferentes classes de palavras.
Identificar
os termos essenciais da oração.
Reconhecer
e utilizar diversas marcas modais nos verbos.
Reconhecer
mecanismos de coesão referencial e sequencial.
Empregar
adjetivos valorativos e advérbios como mecanismo de introdução do juízo de
valor e recurso modalizador.
è 2º BIMESTRE
Identificar as principais
tendências do Naturalismo (positivismo, determinismo e cientificismo).
Caracterizar os processos
de descrição objetiva e subjetiva, diferenciando-as.
Diferenciar tese,
argumentos e contra-argumentos para a estruturação e defesa do ponto de
vista.
Reconhecer a carga
semântica de afetividade, de crítica ou de ironia no emprego de verbos e
adjetivos.
Reconhecer os termos
integrantes da oração.
Identificar mecanismos
linguísticos no uso da regência e da crase.
Identificar o papel
argumentativo dos conectores discursivos.
Identificar e empregar
mecanismos de coesão referencial e sequencial.
è 3º BIMESTRE
Estabelecer relações entre a estética parnasiana e
os conceitos da Belle Époque e da Art Nouveau.
Reconhecer o ideal estético da arte pela arte em
contraposição à análise objetiva da realidade.
Reconhecer na estética simbolista traços da
tendência pessimista do “fim do século”.
Reconhecer situações de ambiguidade e ironia que
decorram do ponto de vista do autor ou eu-lírico.
Reconhecer a estrutura do soneto e os recursos
prosódicos para diferenciá-lo das formas poéticas não fixas.
Identificar os recursos expressivos do gênero
textual canção, reconhecendo sua relação com a poesia e a música.
Analisar textos simbolistas, identificando
recursos ligados à musicalidade.
Identificar os efeitos de sentido produzidos pelo
emprego de figuras de sintaxe como elipse, anáfora, hipérbato.
Reconhecer o emprego de figuras de linguagem na
construção de imagens sugestivas.
Identificar o valor expressivo das interjeições e
demais sinais de pontuação.
Identificar os termos acessórios da oração.
è 4º BIMESTRE
Diferenciar
tema de título e tema de subtema.
Distinguir
um fato da opinião relativa a este fato.
Reconhecer
a importância dos argumentos para a defesa e consistência dos pontos de vista
defendidos.
Empregar
adequadamente a linguagem e os fatores de textualidade como clareza e
objetividade.
Empregar
adequadamente marcadores discursivos (geralmente, muitas vezes etc.).
Diferenciar
os tipos de argumento: tese, argumento de contra-argumento.
Utilizar
os procedimentos de reformulação e refutação para construção da argumentação.
Estabelecer
relações lógico-discursivas pela utilização de operadores argumentativos.
|
II.
PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS: O aluno fará duas avaliações escritas por bimestre:
A título de estudo e preparação
para a prova, o aluno deverá confeccionar um trabalho manuscrito e em folha
de papel almaço, para ser entregue no
dia marcado da prova, valendo 5,0 pontos, desenvolvendo, a seu critério, uma
das habilidades do respectivo bimestre;
Uma prova, valendo 5,0
pontos, englobando algumas das habilidades e competências acima descritas.
A nota final será tirada
da média das duas avaliações.
O aluno que obtiver
média 5,0 ou maior que 5,0 no decorrer do bimestre, será considerado aprovado
naquele ciclo pedagógico.
|
III.
FORMAS DE AVALIAÇÃO: Um trabalho e uma Prova sobre as habilidades e
competências acima citadas, valendo 5,0 pontos cada;
|
IV.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO: Os
trabalhos deverão ser entregues impreterivelmente nas datas abaixo
especificadas, quando serão realizadas as provas:
1º bimestre = 24/04/2014 (5ª feira)
2º bimestre = 15/04/2014 (5ª feira)
3º bimestre = 14/08/2014 (5ª feira)
4º bimestre = 23/10/2014
(5ª feira)
|
domingo, 30 de março de 2014
Plano Especial de Estudo para dependência 2014 - Referência 2º ano - LP/Lit - Prof. Ionara e Prof. Zilene
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.