Ensino de qualidade e formação para cidadania são os nossos objetivos!

domingo, 30 de março de 2014

Plano Especial de Estudo para dependência 2014 - Referência 2º ano - LP/Lit - Prof. Ionara e Prof. Zilene

                                                                                           
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO 

PLANO ESPECIAL DE ESTUDO
  Planos contendo os conteúdos a serem estudados em Língua Portuguesa e Literatura, bem como as estratégias, formas de avaliação e o cronograma dos trabalhos e provas a serem realizados.     
  Professoras Ionara e Zilene       

UNIDADE ESCOLAR: CIEP- 382 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA


PROFESSORAS: Ionara e Zilene
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura

I. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REFERENTES AO 2º ANO:

è  1º BIMESTRE

  Distinguir as três gerações do Romantismo brasileiro.
  Reconhecer a importância da enumeração e da eliminação como processos para a elaboração do resumo.
  Reconhecer na resenha a finalidade de expor criticamente um ponto de vista sobre manifestações artísticas.
  Identificar as figuras de linguagem presentes na estética romântica.
  Identificar a existência de diferentes classes de palavras.
  Identificar os termos essenciais da oração.
  Reconhecer e utilizar diversas marcas modais nos verbos.
  Reconhecer mecanismos de coesão referencial e sequencial.
  Empregar adjetivos valorativos e advérbios como mecanismo de introdução do juízo de valor e recurso modalizador.


è  2º BIMESTRE

        Identificar as principais tendências do Naturalismo (positivismo, determinismo e cientificismo).
             Caracterizar os processos de descrição objetiva e subjetiva, diferenciando-as.
            Diferenciar tese, argumentos e contra-argumentos para a estruturação e defesa do ponto de vista.
            Reconhecer a carga semântica de afetividade, de crítica ou de ironia no emprego de verbos e adjetivos.
            Reconhecer os termos integrantes da oração.
            Identificar mecanismos linguísticos no uso da regência e da crase.
   Identificar o papel argumentativo dos conectores discursivos.
            Identificar e empregar mecanismos de coesão referencial e sequencial.

è  3º BIMESTRE

  Estabelecer relações entre a estética parnasiana e os conceitos da Belle Époque e da Art Nouveau.
Reconhecer o ideal estético da arte pela arte em contraposição à análise objetiva da realidade.
  Reconhecer na estética simbolista traços da tendência pessimista do “fim do século”.
  Reconhecer situações de ambiguidade e ironia que decorram do ponto de vista do autor ou eu-lírico.
Reconhecer a estrutura do soneto e os recursos prosódicos para diferenciá-lo das formas poéticas não fixas.
  Identificar os recursos expressivos do gênero textual canção, reconhecendo sua relação com a poesia e a música.
  Analisar textos simbolistas, identificando recursos ligados à musicalidade.
Identificar os efeitos de sentido produzidos pelo emprego de figuras de sintaxe como elipse, anáfora, hipérbato.
  Reconhecer o emprego de figuras de linguagem na construção de imagens sugestivas.
  Identificar o valor expressivo das interjeições e demais sinais de pontuação.
Identificar os termos acessórios da oração.

è  4º BIMESTRE

  Diferenciar tema de título e tema de subtema.
Distinguir um fato da opinião relativa a este fato.
Reconhecer a importância dos argumentos para a defesa e consistência dos pontos de vista defendidos.
Empregar adequadamente a linguagem e os fatores de textualidade como clareza e objetividade.
  Empregar adequadamente marcadores discursivos (geralmente, muitas vezes etc.).
  Diferenciar os tipos de argumento: tese, argumento de contra-argumento.
  Utilizar os procedimentos de reformulação e refutação para construção da argumentação.
  Estabelecer relações lógico-discursivas pela utilização de operadores argumentativos.


II. PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS: O aluno fará duas avaliações escritas por bimestre:  

  A título de estudo e preparação para a prova, o aluno deverá confeccionar um trabalho manuscrito e em folha de papel almaço, para  ser entregue no dia marcado da prova, valendo 5,0 pontos, desenvolvendo, a seu critério, uma das habilidades do respectivo bimestre;
  Uma prova, valendo 5,0 pontos, englobando algumas das habilidades e competências acima descritas.
  A nota final será tirada da média das duas avaliações.
  O aluno que obtiver média 5,0 ou maior que 5,0 no decorrer do bimestre, será considerado aprovado naquele ciclo pedagógico.

III. FORMAS DE AVALIAÇÃO:   Um trabalho e  uma Prova sobre as habilidades e competências acima citadas, valendo 5,0 pontos cada;
IV. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO:  Os trabalhos deverão ser entregues impreterivelmente nas datas abaixo especificadas, quando serão realizadas as provas:
      1º bimestre = 24/04/2014 (5ª feira)
      2º bimestre = 15/04/2014 (5ª feira)
   3º bimestre = 14/08/2014 (5ª feira)
    4º bimestre = 23/10/2014 (5ª feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.