PLANO ESPECIAL DE ESTUDO
PARA A DEPENDÊNCIA 2014:
ü Planos contendo os conteúdos a serem estudados em Língua
Portuguesa e Literatura, bem como as estratégias, formas de avaliação e o
cronograma dos trabalhos e provas a serem realizados.
Professoras Ionara e Zilene
GOVERNO DO
RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO
PLANO ESPECIAL DE
ESTUDO
|
UNIDADE ESCOLAR: CIEP- 382 ASPIRANTE FRANCISCO
MEGA
|
PROFESSORAS:
Ionara
e Zilene
|
DISCIPLINA:
Língua
Portuguesa e Literatura
|
I. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REFERENTES AO 1º
ANO:
1º BIMESTRE
Diferenciar
texto literário de não literário.
Reconhecer
as principais características dos gêneros literários básicos (lírico, épico e
dramático).
Identificar
o sentido denotativo e conotativo da linguagem.
Identificar
fenômenos de variação linguística.
Identificar
os processos de interlocução: texto e discurso.
Identificar
normas ortográficas (acentuação, hífen) a partir do Novo Acordo.
Reconhecer
as funções da linguagem: referencial, metalinguística, poética e emotiva.
2º BIMESTRE
Relacionar
os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição
literária e ao contexto sociocultural da época – o Barroco – poesia.
Reconhecer
na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e
discursos sociais.
Identificar
o humor na charge e na tirinha.
Identificar
na charge a relação entre o texto e o contexto político, histórico e social,
analisando a ideologia subjacente no gênero.
Identificar
figuras de linguagem como antítese e paradoxo nos poemas barrocos.
Identificar problemas gerais de língua culta:
homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos, uso dos porquês.
Identificar efeitos de sentido produzido pelo uso
de pontuação.
Identificar mecanismos de coesão referencial.
3º BIMESTRE
ü Relacionar os modos de organização da linguagem às
escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época
– O Arcadismo – poesia.
ü Reconhecer
na preferência pelo soneto o resgate de formas e temas da Antiguidade
Clássica.
ü Identificar
aspectos estruturais da poesia quanto à estrofação, metrificação e disposição
das rimas.
ü Relacionar
o título ao corpo do texto, a fim de identificar o tema central.
ü Inferir
o significado de uma palavra ou expressão a partir do contexto.
ü Reconhecer
o valor semântico e os processos de estrutura e formação de palavras.
ü Identificar
marcas linguísticas de objetividade e de impessoalidade: uso da 3ª pessoa.
ü Identificar
relações lógico-discursivas marcadas por conectores.
4º BIMESTRE
Reconhecer
a natureza dialógica da linguagem e os recursos para marcar o locutor e o
interlocutor.
Reconhecer
a distinção entre escrita e oralidade.
Diferenciar
retextualização e transcrição.
Reconhecer
características estruturais de uma reportagem: manchete, lead, corpo do
texto.
Comparar
o tratamento da informação na reportagem e na entrevista.
Reconhecer
a função referencial, a metalinguística e a fática da linguagem.
Identificar
e analisar a função modalizadora dos verbos.
Reconhecer
as formas de reportar uma fala pelo uso dos discursos direto, indireto e
indireto livre.
Reconhecer
os efeitos de sentido gerados pela escolha do sujeito como agente ou
paciente.
|
II.
PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS: O aluno fará duas avaliações escritas por bimestre:
A título de estudo e
preparação para a prova, o aluno deverá confeccionar um trabalho manuscrito e
em folha de papel almaço, para ser
entregue no dia marcado da prova, valendo 5,0 pontos, desenvolvendo, a seu
critério, uma das habilidades do respectivo bimestre;
Uma prova, valendo 5,0
pontos, englobando algumas das habilidades e competências acima descritas.
A nota final será tirada
da média das duas avaliações.
O aluno que obtiver
média 5,0 ou maior que 5,0 no decorrer do bimestre, será considerado aprovado
naquele ciclo pedagógico.
|
III.
FORMAS DE AVALIAÇÃO: Um trabalho e uma Prova sobre as habilidades e
competências acima citadas, valendo 5,0 pontos cada;
|
IV.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO: Os
trabalhos deverão ser entregues impreterivelmente nas datas abaixo
especificadas, quando serão realizadas as provas:
1º bimestre = 24/04/2014 (5ª feira)
2º bimestre = 15/04/2014 (5ª feira)
3º bimestre = 14/08/2014 (5ª feira)
4º bimestre = 23/10/2014
(5ª feira)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.