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domingo, 30 de março de 2014

Plano Especial de Estudo para Dependência 2014 - Referência ao 1º ano - LP/Lit - Prof. Ionara e Prof. Zilene

PLANO ESPECIAL DE ESTUDO PARA A DEPENDÊNCIA 2014:
ü  Planos contendo os conteúdos a serem estudados em Língua Portuguesa e Literatura, bem como as estratégias, formas de avaliação e o cronograma dos trabalhos e provas a serem realizados.     
  Professoras Ionara e Zilene                   
                                                                                          
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO  

PLANO ESPECIAL DE ESTUDO

UNIDADE ESCOLAR: CIEP- 382 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA


PROFESSORAS: Ionara e Zilene
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura

I. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REFERENTES AO 1º ANO:

      1º BIMESTRE

             Diferenciar texto literário de não literário.
             Reconhecer as principais características dos gêneros literários básicos (lírico, épico e dramático).
   Identificar o sentido denotativo e conotativo da linguagem.
    Identificar fenômenos de variação linguística.
        Identificar os processos de interlocução: texto e discurso.
   Identificar normas ortográficas (acentuação, hífen) a partir do Novo Acordo.
   Reconhecer as funções da linguagem: referencial, metalinguística, poética e emotiva.

       2º BIMESTRE

       Relacionar os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época – o Barroco – poesia.
               Reconhecer na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e discursos sociais.
               Identificar o humor na charge e na tirinha.
        Identificar na charge a relação entre o texto e o contexto político, histórico e social, analisando a ideologia subjacente no gênero.
        Identificar figuras de linguagem como antítese e paradoxo nos poemas barrocos.
       Identificar problemas gerais de língua culta: homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos, uso dos porquês.
             Identificar efeitos de sentido produzido pelo uso de pontuação.
        Identificar mecanismos de coesão referencial.

    3º BIMESTRE

ü  Relacionar os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época – O Arcadismo – poesia.
ü  Reconhecer na preferência pelo soneto o resgate de formas e temas da Antiguidade Clássica.
ü  Identificar aspectos estruturais da poesia quanto à estrofação, metrificação e disposição das rimas.
ü  Relacionar o título ao corpo do texto, a fim de identificar o tema central.
ü  Inferir o significado de uma palavra ou expressão a partir do contexto.
ü  Reconhecer o valor semântico e os processos de estrutura e formação de palavras.
ü  Identificar marcas linguísticas de objetividade e de impessoalidade: uso da 3ª pessoa.
ü  Identificar relações lógico-discursivas marcadas por conectores.


     4º BIMESTRE

              Reconhecer a natureza dialógica da linguagem e os recursos para marcar o locutor e o interlocutor.
        Reconhecer a distinção entre escrita e oralidade.
              Diferenciar retextualização e transcrição.
     Reconhecer características estruturais de uma reportagem: manchete, lead, corpo do texto.
       Comparar o tratamento da informação na reportagem e na entrevista.
              Reconhecer a função referencial, a metalinguística e a fática da linguagem.
            Identificar e analisar a função modalizadora dos verbos.
    Reconhecer as formas de reportar uma fala pelo uso dos discursos direto, indireto e indireto livre.
             Reconhecer os efeitos de sentido gerados pela escolha do sujeito como agente ou paciente.


II. PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS: O aluno fará duas avaliações escritas por bimestre:  
         A título de estudo e preparação para a prova, o aluno deverá confeccionar um trabalho manuscrito e em folha de papel almaço, para  ser entregue no dia marcado da prova, valendo 5,0 pontos, desenvolvendo, a seu critério, uma das habilidades do respectivo bimestre;
    Uma prova, valendo 5,0 pontos, englobando algumas das habilidades e competências acima descritas.
    A nota final será tirada da média das duas avaliações.
      O aluno que obtiver média 5,0 ou maior que 5,0 no decorrer do bimestre, será considerado aprovado naquele ciclo pedagógico.

III. FORMAS DE AVALIAÇÃO:   Um trabalho e  uma Prova sobre as habilidades e competências acima citadas, valendo 5,0 pontos cada;
IV. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO:  Os trabalhos deverão ser entregues impreterivelmente nas datas abaixo especificadas, quando serão realizadas as provas:
           1º bimestre = 24/04/2014 (5ª feira)
           2º bimestre = 15/04/2014 (5ª feira)
           3º bimestre = 14/08/2014 (5ª feira)
  4º bimestre = 23/10/2014 (5ª feira)



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