Ensino de qualidade e formação para cidadania são os nossos objetivos!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Plano Especial de Estudo - 2ª publicação - 1º ano do EM - Prof. Ionara e Prof. Zilene

                                                                                                      
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO  

PLANO ESPECIAL DE ESTUDO
UNIDADE ESCOLAR: CIEP- 382 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA


PROFESSORAS: Ionara e Zilene
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura

I. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REFERENTES AO 1º ANO:

1º BIMESTRE
Diferenciar texto literário de não literário.
Reconhecer as principais características dos gêneros literários básicos (lírico, épico e dramático).
Identificar o sentido denotativo e conotativo da linguagem.
Identificar fenômenos de variação linguística.
Identificar os processos de interlocução: texto e discurso.
Identificar normas ortográficas (acentuação, hífen) a partir do Novo Acordo.
Reconhecer as funções da linguagem: referencial, metalinguística, poética e emotiva.

2º BIMESTRE
Relacionar os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época – o Barroco – poesia.
Reconhecer na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e discursos sociais.
Identificar o humor na charge e na tirinha.
Identificar na charge a relação entre o texto e o contexto político, histórico e social, analisando a ideologia subjacente no gênero.
Identificar figuras de linguagem como antítese e paradoxo nos poemas barrocos.
Identificar problemas gerais de língua culta: homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos, uso dos porquês.
Identificar efeitos de sentido produzido pelo uso de pontuação.
Identificar mecanismos de coesão referencial.

3º BIMESTRE
Relacionar os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época – O Arcadismo – poesia.
Reconhecer na preferência pelo soneto o resgate de formas e temas da Antiguidade Clássica.
Identificar aspectos estruturais da poesia quanto à estrofação, metrificação e disposição das rimas.
Relacionar o título ao corpo do texto, a fim de identificar o tema central.
Inferir o significado de uma palavra ou expressão a partir do contexto.
Reconhecer o valor semântico e os processos de estrutura e formação de palavras.
Identificar marcas linguísticas de objetividade e de impessoalidade: uso da 3ª pessoa.
Identificar relações lógico-discursivas marcadas por conectores.

4º BIMESTRE
Reconhecer a natureza dialógica da linguagem e os recursos para marcar o locutor e o interlocutor.
Reconhecer a distinção entre escrita e oralidade.
Diferenciar retextualização e transcrição.
Reconhecer características estruturais de uma reportagem: manchete, lead, corpo do texto.
Comparar o tratamento da informação na reportagem e na entrevista.
Reconhecer a função referencial, a metalinguística e a fática da linguagem.
Identificar e analisar a função modalizadora dos verbos.
Reconhecer as formas de reportar uma fala pelo uso dos discursos direto, indireto e indireto livre.
Reconhecer os efeitos de sentido gerados pela escolha do sujeito como agente ou paciente.

II. PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS: O aluno fará duas avaliações escritas por bimestre:  
A título de estudo e preparação para a prova, o aluno deverá confeccionar um trabalho manuscrito e em folha de papel almaço, para  ser entregue no dia marcado da prova, valendo 5,0 pontos, desenvolvendo, a seu critério, uma das habilidades do respectivo bimestre;
Uma prova, valendo 5,0 pontos, englobando algumas das habilidades e competências acima descritas.
A nota final será tirada da média das duas avaliações.
O aluno que obtiver média 5,0 ou maior que 5,0 no decorrer do bimestre, será considerado aprovado naquele ciclo pedagógico.

III. FORMAS DE AVALIAÇÃO:   Um trabalho e  uma Prova sobre as habilidades e competências acima citadas, valendo 5,0 pontos cada;
IV. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO:  Os trabalhos deverão ser entregues impreterivelmente nas datas abaixo especificadas, quando serão realizadas as provas:
1º bimestre = 24/04/2014 (5ª feira)
2º bimestre = 15/04/2014 (5ª feira)
3º bimestre = 14/08/2014 (5ª feira)
4º bimestre = 23/10/2014 (5ª feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.