GOVERNO DO
RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO
PLANO
ESPECIAL DE ESTUDO
|
UNIDADE
ESCOLAR: CIEP- 382 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA
|
|
|
PROFESSORAS: Ionara e Zilene
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
|
|
I. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REFERENTES AO 1º
ANO:
1º
BIMESTRE
Diferenciar
texto literário de não literário.
Reconhecer
as principais características dos gêneros literários básicos (lírico, épico e
dramático).
Identificar
o sentido denotativo e conotativo da linguagem.
Identificar
fenômenos de variação linguística.
Identificar
os processos de interlocução: texto e discurso.
Identificar
normas ortográficas (acentuação, hífen) a partir do Novo Acordo.
Reconhecer
as funções da linguagem: referencial, metalinguística, poética e emotiva.
2º BIMESTRE
Relacionar
os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição
literária e ao contexto sociocultural da época – o Barroco – poesia.
Reconhecer
na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e
discursos sociais.
Identificar
o humor na charge e na tirinha.
Identificar
na charge a relação entre o texto e o contexto político, histórico e social,
analisando a ideologia subjacente no gênero.
Identificar
figuras de linguagem como antítese e paradoxo nos poemas barrocos.
Identificar
problemas gerais de língua culta: homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos,
uso dos porquês.
Identificar
efeitos de sentido produzido pelo uso de pontuação.
Identificar
mecanismos de coesão referencial.
3º BIMESTRE
Relacionar os
modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária
e ao contexto sociocultural da época – O Arcadismo – poesia.
Reconhecer
na preferência pelo soneto o resgate de formas e temas da Antiguidade
Clássica.
Identificar
aspectos estruturais da poesia quanto à estrofação, metrificação e disposição
das rimas.
Relacionar
o título ao corpo do texto, a fim de identificar o tema central.
Inferir
o significado de uma palavra ou expressão a partir do contexto.
Reconhecer
o valor semântico e os processos de estrutura e formação de palavras.
Identificar
marcas linguísticas de objetividade e de impessoalidade: uso da 3ª pessoa.
Identificar
relações lógico-discursivas marcadas por conectores.
4º BIMESTRE
Reconhecer
a natureza dialógica da linguagem e os recursos para marcar o locutor e o
interlocutor.
Reconhecer
a distinção entre escrita e oralidade.
Diferenciar
retextualização e transcrição.
Reconhecer
características estruturais de uma reportagem: manchete, lead, corpo do
texto.
Comparar
o tratamento da informação na reportagem e na entrevista.
Reconhecer
a função referencial, a metalinguística e a fática da linguagem.
Identificar
e analisar a função modalizadora dos verbos.
Reconhecer
as formas de reportar uma fala pelo uso dos discursos direto, indireto e
indireto livre.
Reconhecer
os efeitos de sentido gerados pela escolha do sujeito como agente ou
paciente.
|
II. PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS: O aluno fará duas avaliações escritas por
bimestre:
A título de estudo e preparação para a prova, o
aluno deverá confeccionar um trabalho manuscrito e em folha de papel almaço,
para ser entregue no dia marcado da
prova, valendo 5,0 pontos, desenvolvendo, a seu critério, uma das habilidades
do respectivo bimestre;
Uma prova, valendo 5,0 pontos, englobando algumas
das habilidades e competências acima descritas.
A nota final será tirada da média das duas
avaliações.
O aluno que obtiver média 5,0 ou maior que 5,0 no decorrer do bimestre,
será considerado aprovado naquele ciclo pedagógico.
|
III. FORMAS DE AVALIAÇÃO: Um
trabalho e uma Prova sobre as
habilidades e competências acima citadas, valendo 5,0 pontos cada;
|
IV. CRONOGRAMA DE
DESENVOLVIMENTO: Os trabalhos deverão ser entregues
impreterivelmente nas datas abaixo especificadas, quando serão realizadas as
provas:
1º bimestre = 24/04/2014 (5ª feira)
2º bimestre = 15/04/2014 (5ª feira)
3º bimestre = 14/08/2014 (5ª feira)
4º bimestre = 23/10/2014 (5ª feira)
|
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Plano Especial de Estudo - 2ª publicação - 1º ano do EM - Prof. Ionara e Prof. Zilene
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.