Programa Aprendiz Legal abre 550 vagas por mês para jovens
do Rio de Janeiro
O programa Aprendiz Legal, uma parceria da Fundação Roberto Marinho, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Instituto Gerar, por meio do qual aprendem um ofício. A cada mês, são abertas cerca de 550 vagas em diversas empresas do município do Rio.
— O jovem tem a carteira assinada e precisa cumprir uma carga horária teórica. Ele recebe o material didático e passa por treinamentos de dinâmica comportamental, ética e relações interpessoais — diz o coordenador de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Marcelo Bentes.
Segundo ele, ao participar de um programa de aprendizagem, o jovem amplia suas chances de conseguir um emprego formal. Como tem orientação profissional por 24 meses, ele fica mais bem preparado.
— Muitos são absorvidos pelas empresas. Eles acumulam dois anos de experiência no currículo, o que garante uma empregabilidade maior — diz Bentes, acrescentado que o total de vagas poderia ser maior, porque o número de contratos, hoje, representa só 27% do potencial do país.
Saiba como participar
Quem pode
O programa atende jovens na faixa etária de 14 a 24 anos. É importante ter a carteira de trabalho e se cadastrar, gratuitamente, no CIEE (www.ciee.org.br). O telefone da instituição é (21) 3535-4545.
Cursos oferecidos
Ao longo do ano, são abertas oportunidades para cursos nas áreas de auxiliar de alimentação, auxiliar de produção industrial, comércio e varejo, conservação, limpeza e sustentabilidade ambiental, cooperativismo, gestão pública, logística, ocupações administrativas, práticas bancárias, telesserviços, e turismo. No entanto, a maior parte das vagas costuma ser para a área administrativa das empresas.
Informações
Os estudantes podem consultar o endereço http://www.aprendizlegal.org.br ou a página www.facebook.com/programaaprendizlegal.
Legislação
Pela Lei 10.097, empresas de médio e grande porte precisam cumprir uma cota de 5% a 15% de aprendizes no quadro de funcionários. O jovem tem a carteira assinada, cumpre uma carga que varia de quatro a seis horas diárias, e recebe auxílios para transporte e alimentação.
Aproveitamento
Depois de dois anos de formação, as empresas podem aproveitar os jovens aprendizes em outras áreas, dependendo do desempenho deles durante o programa.
Acompanhe o noticiário de carreiras pelo Twitter @Vida_Ganhae pelo Linkedin.
Atenciosamente,
Coordenação de Ensino
DRP / Metro IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.