Ensino de qualidade e formação para cidadania são os nossos objetivos!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

3 motivos e 4 dicas para estudar em grupo o Enem

  • Posted: 18 Sep 2013 12:34 PM PDT
    Existem várias formas e maneiras de estudar. E uma das dúvidas mais frequentes entre os jovens é se o estudo em grupo pode ser, realmente, eficiente.
    E a resposta é sim! Dentre tantos motivos que corroboram essa afirmação, destacamos os 3 principais:
    1- Troca de conteúdo
    Estudar em grupo possibilita a troca de informações entre os integrantes. E essa interação é muito interessante, principalmente quando se pensa no ganho de tempo na hora de avançar na matéria. Afinal, uns podem ter compreendido determinados assuntos que outros não compreenderam e ao invés de “travarem” em algum exercício, o estudante que entendeu esclarece rapidamente a dúvida do colega.
    2- Quem ensina fixa muito mais o conteúdo.
    Se você acredita que aquele estudante que apresenta mais facilidade não é beneficiado num grupo de estudo, saiba que está totalmente enganado. Quando você tenta explicar algo para alguém, obrigatoriamente você necessita de argumentos sólidos e claros. Dessa forma, ao elaborar a explicação para um colega, automaticamente está organizando suas ideias e, claro, solidificando seus conhecimentos naquele assunto.
    3 – Socialização e preparação para entrevistas de emprego.
    Estudar em grupo também pode ser encarado como um treinamento para os desafios do mercado de trabalho atual, já que exige desenvolvimento de negociação, argumentação e cooperação entre seus integrantes. As empresas de hoje procuram por pessoas capazes de trabalhar em grupo. Aliás, você já deve ter escutado (e muito) das famosas dinâmicas de grupo que grandes empresas realizam, no intuito de testar essas capacidades nos entrevistados.
     
    Conclusão: Estudar em grupo vale (e muito) a pena! Entretanto, como nem tudo são rosas, 4 cuidados devem ser tomados para que o processo seja eficiente:
    1 – Crie regras para não perder o foco – O grupo foi fechado para estudar, não é? Assim sendo, o próprio grupo precisa garantir que todos seus integrantes tenham esse foco! Uma “laranja podre”, neste caso, poderá estragar todas as outras. Nada de conversas paralelas!
    2 – Encontre um lugar tranquilo que agrade a todos – Assim como estudar sozinho, o trabalho em equipe também precisa de um lugar calmo e que não apresente nenhuma perturbação que possa distrair os estudantes.
    3 – Estabeleça metas – É importante que o grupo já saiba o que vai estudar e como irá fazê-lo. Caso contrário, pode acontecer de vários integrantes esquecerem livros e/ou apostilas necessários para o bom andamento dos estudos.
    4 – Evite grupos maiores que cinco integrantes – Essa é simples, mas muito importante. Com muita gente, a chance de perder o foco é maior. Três ou quatro integrantes já está de bom tamanho.
     
    Seguindo essas recomendações, as chances de seu grupo de estudo beneficiar todos os integrantes é muito maior! Apenas não se esqueça de que estudar sozinho também faz parte de uma preparação completa! Afinal, na hora da prova, todos estarão sozinhos.
    Posted: 18 Sep 2013 07:18 AM PDT
    Conforme previa o edital da própria universidade, ontem (dia 17 de setembro) foram abertas as inscrições para o vestibular 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os interessados em participar do concurso devem realizar o cadastro, pela internet, até o dia 20 de outubro.
    A taxa de inscrição, que deve ser paga até o dia 21 de outubro, é de R$100,00 (cem reais).
    Clique aqui para fazer sua inscrição no vestibular 2014 da UFRGS
    Nesta edição, conforme já divulgado pelo nosso portal, a UFRGS não disponibilizará nenhuma vaga via Sistema de Seleção Unificada (SIsu), do MEC. Entretanto, os candidatos podem utilizar seus desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 como acréscimo na nota. Para isso, no ato da inscrição, os estudantes deverão formular sua opção pelo uso dos seus resultados nas provas objetivas do exame.
    Vale destacar que, de acordo com o próprio edital do concurso, caso o resultado do ENEM seja disponibilizado para a UFRGS em data que implique em prejuízo para os ingressantes ou para o semestre letivo da universidade, a opção pelo uso do resultado obtido nas provas objetivas do referido exame será desconsiderada para todos os candidatos.
    Para o primeiro semestre de 2014, a UFRGS oferta 5.461 vagas em 89 cursos de graduação.
    As provas serão aplicadas em dias sucessivos, a partir do dia 5 de janeiro de 2014, com início às 8h30, nos locais e endereços indicados individualmente para cada candidato no documento de confirmação de local de provas, que estará disponível no site a partir de 11 de dezembro.
    É importante ressaltar que os candidatos aos cursos de artes visuais (bacharelado e licenciatura), Música, Teatro e Teatro-Licenciatura deverão, além das provas comum a todos, prestar as provas de habilitação específica, que serão realizadas exclusivamente em Porto Alegre, entre os dias 4 e 8 de novembro.
    Para obter mais informações do vestibular do vestibular 2014 da UFRGS, acesse:
    Posted: 17 Sep 2013 03:30 PM PDT
    De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Inep, terminou no último domingo, dia 15 de setembro, a fase inicial de capacitação da primeira turma de chefes de sala que participarão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Segundo matéria divulgada no site do MEC, mais de 50 mil profissionais tiveram aulas de conteúdo teórico na modalidade a distância. Vale ressaltar que este foi o primeiro ano em que os chefes de sala do exame participaram deste tipo de formação.
    O curso, que teve uma carga horária de 30 horas, foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Centro de Educação a Distância da UnB (Universidade de Brasília). Ministradas ao longo de duas semanas, as aulas abordaram diversos assuntos de extrema importância, como por exemplo o edital do exame deste ano, a contextualização do Inep e do Enem e até a acessibilidade nos dias de prova, incluindo o atendimento diferenciado.
    De acordo com Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, este treinamento reforça o compromisso do Instituto de oferecer aos estudantes um exame de qualidade e, acima de tudo, seguro. “Pela primeira vez nos quinze anos de Enem estamos oferecendo este tipo de treinamento aos chefes de sala, o que representa um aprimoramento constante no processo de aplicação das provas”, afirma Cláudio Costa.
    Haverá ainda duas outras turmas teóricas, uma entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro e outra no período de 7 a 20 de outubro. Ambas também com mais de 50 mil chefes de sala. No total serão 150.500 participantes que estarão aptos para trabalhar como chefes de sala na aplicação das provas do Enem 2013.
    Essas três turmas também participarão de uma segunda fase de treinamento, cuja execução caberá ao consórcio responsável pela aplicação da prova. Nesta fase, diferentemente da primeira, as aulas serão presenciais, voltadas para a parte prática das atividades dos chefes de sala nos dias de prova, e estão previstas para acontecer em outubro, uma semana antes da realização do Enem deste ano.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.