O Projeto "Abolindo a Abolição" foi inspirado nas campanhas "Ah, branco, dá um tempo! (Realizado na UnB, com a organização dos estudantes) e "I, too, am Harvard" ( que aconteceu na referida universidade estadunidense).
O projeto pretende servir como ferramenta de desconstrução do dia 13 de maio, dia da abolição da escravidão, enquanto data marcada pela suposta "liberdade", sensibilizando os alunos e levando-os à reflexão sobre o processo de luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil até os dias atuais.
Após debates, em sala de aula, com os alunos sobre as contradições e dilemas que acompanham o 13 de maio e sobre a questão racial no país, foi realizada uma oficina de confecção de cartazes, onde os estudantes puderam externar frases de cunho racista ouvidas no dia-a-dia. Esses cartazes foram expostos pelos próprios alunos, durante o recreio, em uma intervenção silenciosa no pátio da escola. Posteriormente, foi feito o registro fotográfico de cada aluno segurando ser respectivo cartaz e a exposição das frases pelo espaço escolar.
Professores mediadores: Adriana Paiva (Artes), Alessandra Tavares (História), Alice Medeiros (Agente de Leitura), Anastácia Monteiro (Sociologia), Carolina Dias (Sociologia), Ionara Oliveira (Port/Lit), Zilene Nascimento (Port/Lit).
Professores colaboradores: Mônica Sanjuan (Geografia), Sandra (Articuladora Pedagógica) e Gisele Carvalho (Agente de Leitura).
Apoio: Direção Prof. Denilson e Prof. Érica. Orientação Pedagógica Prof. Kátia Elias.
Turmas envolvidas: por se tratar de um projeto de participação voluntária, alunos de diferentes turmas se mobilizaram e contribuíram para a realização da atividade (Turmas de 1º, 2º e 3º anos).
Vejam as fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.