Ensino de qualidade e formação para cidadania são os nossos objetivos!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Exclusão de itens no Enem

Posted: 16 Jun 2014 10:58 AM PDT
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou a prova mais importante do país. Com isso, já seria previsível que a dificuldade do exame também aumentaria. Antigamente, quando tinha apenas 63 questões, era muito comum vários estudantes chegarem próximo de gabaritá-lo. Atualmente é bem diferente.
Assim sendo, certamente você encontrará diversos exercícios que não saberá resolver. Mas fique tranquilo que hoje falaremos sobre uma importante estratégia que aumentará suas chances de acertá-los, mesmo sem saber a resposta correta.
Primeiramente, releia a pergunta e entenda realmente o que a questão exige. Depois, procure algum dado que possa ajudá-lo a excluir alguma(s) alternativa(s). Uma dica simples, mas que pode salvar muitos pontos! Para deixar mais clara essa estratégia, veja abaixo uma questão de física que apareceu no Enem de 2012:
Questão 65 – Enem 2012
Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.
As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:
 
Uma bela questão, mas que certamente muitos alunos não conseguem resolver, pois apresenta um certo grau de dificuldade. Entretanto, veja a resolução dos professores Fernando Buglia e Felipe Almendros. Note como eles conseguem chegar ao resultado apenas por exclusão!


Resolução Comentada
Alternativa A
De acordo com o enunciado, devemos entender que no gráfico para o carro sem freio ABS, a força de atrito aumentará gradativamente conforme é pressionado o pedal do freio até que se atinja o limiar do deslizamento. Logo após as rodas começam a deslizar, e nesse momento a força de atrito diminui ligeiramente e permanece constante. Por essa simples análise é possível eliminarmos as alternativas B, C e D. Restando agora apenas as alternativas A e E.
No gráfico para o carro com freio ABS, a força aumenta gradativamente conforme se pressiona o pedal do freio, até certo limite, em seguida antes que as rodas iniciem o deslizamento, o sistema eletrônico “libera a roda”, o que impossibilita o deslizamento das rodas. Posteriormente, aumenta-se a força de atrito até o limite e antes que inicie o deslizamento, o sistema volta a liberar a roda, e assim continuamente, até o carro parar e sem derrapar.
Ao fazer essa análise, de imediato, eliminamos a alternativa E, pois nela a força de atrito é constante, o que não é verdade. A qualidade do freio ABS está associada à sensibilidade de se aproveitar ao máximo a maior força de atrito possível. Logo, concluímos que o melhor gráfico representativo da força de atrito pela pressão aplicada ao pedal do freio para o sistema sem e com ABS é a alternativa A.
Comentário: Para esta questão, conhecimentos prévios sobre atrito facilitariam bastante a sua resolução. Entretanto, é possível afirmarmos que mesmo sem estes conhecimentos o aluno conseguiria resolver, porém, seria necessária uma minuciosa interpretação tanto do enunciado quanto dos gráficos das alternativas.
Conteúdo envolvido: Força de atrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.