Conforme previsto pelo edital e cronograma do Enem 2013, na noite de ontem o Inep (órgão responsável pela organização do exame) liberou para consulta o gabarito oficial desta edição. Dessa forma, o candidato já pode ter uma noção de seu desempenho no Enem, uma vez que o resultado oficial deverá ser divulgado somente na primeira semana de janeiro, segundo o ministro da Educação Aloisio Mercadante.
Vale esclarecer aos participantes que a quantidade de questões acertadas não corresponde extramente à nota dele no exame. Isso ocorre por conta da TRI (Teoria da Resposta ao Item), modelo matemático utilizado para atribuição de notas do Enem no qual o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. De maneira resumida, na TRI questões com grande número de acertos são consideradas fáceis e valem menos pontos, ao passo que questões com alto índice de erros valem mais. O modelo ainda leva em consideração o padrão de respostas do candidato para detectar possíveis chutes.
Os resultados obtidos pelos candidatos no Enem poderão ser aproveitadas para disputa de vagas em universidades públicas (SiSU), cursos técnicos (Sisutec), bolsas de estudo em faculdades particulares (ProUni), financiamento estudantil (Fies), retirada do certificado do ensino médio e bolsas de estudo de graduação no exterior (Ciências sem fronteiras).
Consulte abaixo os gabaritos do primeiro e segundo dias de provas do Enem 2013, bem como as cores dos cadernos de provas equivalentes.
- Sábado, dia 26/10/2013
- Domingo, dia 27/10/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.