Ensino de qualidade e formação para cidadania são os nossos objetivos!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba e Capacitação de Aplicadores do Enem 2013

Conforme previa o Edital, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu nesta segunda, dia 29 de julho, o período de inscrição do seu Vestibular 2014. Para o início do ano que vem, a instituição ofertará 5.768 vagas, sendo que 2.884 vagas serão decididas através do seu vestibular tradicional e os outros 50% via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que reserva vagas de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Vale destacar que, das vagas do vestibular aplicado pela própria universidade, 50% serão destinadas para a cota de inclusão (estudantes oriundos da rede pública de ensino da Paraíba).
Os interessados devem ficar atentos, pois o período de inscrições permanecerá aberto até o dia 14 de agosto.
CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição no vestibular 2014 da UEPB.
As vagas estão distribuídas entre os 41 cursos da UEPB, ofertados nos oito câmpus universitários.
A taxa de inscrição do Vestibular 2014 é de R$ 105. O boleto bancário gerado no momento do preenchimento do formulário de inscrição pode ser pago até o dia 16 de agosto. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 21 de agosto e os cartões de inscrição estarão disponíveis no site da comissão organizadora a partir do dia 17 de setembro. A expectativa é que mais de 32 mil candidatos participem do processo seletivo.
As provas acontecerão nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 13h com as seguintes divisões:
  • No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas.
  • No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza. Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática.
As provas serão aplicadas nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa. Mesmo não havendo Campus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do Vestibular 2014 para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja.
Referente a prova de Literatura, segue a lista de obras literárias que a instituição exige leitura por parte dos candidatos:
  1.  BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. (várias edições, de diversas editoras).
  2. MOURA, Efigênio. Ciço de Luiza. Campina Grande: EDUEPB, 2010.
  3. NAZARIAN, Santiago. Mastigando Humanos – um romance psicodélico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
  4. PIROLI, Wander. É proibido comer a grama. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006.
Os candidatos que necessitarem de condições especiais para realização da prova (prova em braile, por exemplo) devem fazer sua solicitação por meio de declaração informando os recursos especiais necessários, até o término das inscrições, por correspondência encaminhada, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Comissão Permanente de Concursos, Rua das Baraúnas, 351, 3º andar, Bairro Universitário, Campina Grande-PB, CEP 58.429-500.
O resultado do Vestibular 2014 da UEPB, com os aprovados e os integrantes da lista de espera, será divulgado no dia 8 de janeiro do ano que vem. 
Conforme afirmou o reitor da UEPB, Rangel Junior, este deve ser o último ano do processo seletivo próprio da instituição, que deve aderir integralmente ao Enem / SiSU. Segundo o reitor, o custeio de realização do vestibular próprio gira em torno de R$ 500 mil, gerando débito para a universidade.
Posted: 29 Jul 2013 02:03 PM PDT
Teve início, nesta segunda-feira (29), a capacitação da segunda turma de coordenadores e assistentes que trabalharão na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 26 e 27 de outubro de 2013.
O treinamento, orgnizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), tem por objetivo garantir que o exame seja realizado de forma segura em todo o país. Problemas gravíssimos como vazamento de provas impressas e questões isoladas já aconteceram em outras edições, gerando muita polêmica, prejuízo e dor de cabeça para os envolvidos no Enem.
O Inep irá certificar 39.851 pessoas, entre coordenadores e assistentes, que irão trabalhar para assegurar a tranquilidade e segurança na aplicação do exame deste ano.
No início deste mês, participaram da capacitação 6.351 coordenadores e assistentes da região Nordeste. No treinamento de alinhamento técnico desta semana teremos mais 11,2 mil profissionais das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Por fim, haverão ainda uma terceira e quarta turmas, com 11.150 pessoas cada uma, que receberão formação entre 12 e 25 de agosto.
“Estamos aprimorando o processo para garantir um Enem com ainda mais qualidade técnica”, afirmou o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, ressaltando a importância desta capacitação para que, assim como ocorreu em 2012, não tenhamos nenhuma surpresa desagradável no Enem 2013. Nem durante, nem após a aplicação das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida ou comentário! Ele será publicado após ser lido pelo moderador do blog. Para retornar à página principal do blog após deixar seu comentário, clique em "INÍCIO", mais abaixo.